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Algoritmo do Facebook: Descubra o que é, como funciona e como contornar para variar seu feed!

Você já percebeu que tem uma enorme lista de amigos no Facebook, mas só vê postagens de alguns deles? Ou mesmo que quando você cria algum post, já notou que somente uma parte dos seus amigos interage? Isso acontece por causa do algoritmo do Facebook.

Esse algoritmo é o que garante o funcionamento da rede social e qual conteúdo cada usuário vê.
Quer entender mais sobre o assunto? Clique nos tópicos abaixo:

O que é o algoritmo do Facebook?

O algoritmo não é uma funcionalidade exclusiva do Faceboook. Algoritmo é todo código de programação criado com uma sequência lógica que vai definindo ações e instruções para chegar em algum objetivo.

Por exemplo, um algoritmo pode ser criado para que um cupom de 20% de desconto apareça na sua tela toda vez que você clicar em um produto de uma loja específica. Ou seja, baseado na sua ação dentro de um site, o algoritmo determina o que você verá ou qual ação você deve tomar em seguida.

📌 Baseado nisso, o algoritmo do Facebook coleta todos os dados do comportamento dos usuários dentro da rede social e a partir disso, determina quais conteúdos cada pessoa verá primeiro ou com mais frequência no feed de notícias.

Dessa forma, se, por exemplo, o algoritmo do Facebook coletar seus dados de uso e perceber que você assiste a muitos vídeos de gatinhos por dia, ele irá te mostrar cada vez mais vídeos, fotos e postagens sobre gatinhos. 🐱 Interessante, não é?

Mas afinal, como funciona o algoritmo?

O Mark Zuckerberg nunca divulgou publicamente como o algoritmo do Facebook funciona, mas especialistas da área identificaram que a rede social é baseada em um ranking definido por alguns critérios de avaliação. Esse ranking é chamado Edge Rank e é a partir dele que o Facebook sabe quais são as páginas e pessoas que você mais interage na rede.

EdgeRank é responsável por mapear e organizar as informações que você verá no seu feed de notícias, de quais amigos serão as postagens, de quais páginas, entre outros. Para isso, o ranking  analisa mais de 100.000 fatores.

Porém alguns fatores principais considerados no EdgeRank são:

  • A afinidade de um post: a quantidade de pessoas que interage com um conteúdo, seja curtindo, comentando ou compartilhando.
  • O tempo de publicação do conteúdo: há quanto tempo um post foi publicado. Geralmente, postagens mais recentes recebem mais visualizações.
  • De quem é a postagem: a rede analisa a interação entre os usuários. Assim, você sempre vai ver mais conteúdo das pessoas que você mais pesquisou, de quem você mais trocou mensagens ou de quem você mais curtiu outros posts.
  • Peso de um conteúdo: o Facebook define um peso para os conteúdos de acordo com o formato deles: vídeo, foto, texto, etc. Em geral, conteúdos audiovisuais tem mais peso que somente texto, ou seja, têm um ponto positivo no ranking.
  • Autenticidade: o Facebook sempre irá valorizar conteúdos originais, ou seja, que não foram copiados de nenhum outro lugar
  • Laços entre usuários: a rede dá prioridade para que os usuários vejam principalmente as postagens de seus amigos e familiares antes de verem páginas e empresas
  • Recursos dentro da rede: o Facebook não quer que seus usuários saiam dele, certo? Por isso, um vídeo upado direto na rede recebe mais visualizações do que um link de vídeo que leva para o Youtube, por exemplo. Toda postagem que usa recursos do facebook recebe mais valor na hora de ser mostrada para os usuários.
  • Reações negativas: se um usuário oculta seu post, denuncia ou deixa de seguir sua página logo após visualizá-lo, o Facebook entende que tem algo errado com seu conteúdo e dá menos relevância para ele, ou seja, mostra para menos pessoas. Por isso, cuidado com posicionamentos polêmicos!

De acordo com sua pontuação nesses fatores, suas postagens podem ou não ser entregue a muitas pessoas. E por isso também que você sempre vê os mesmos tipos de posts.

Vários outros fatores são analisados para entender se um conteúdo é relevante ou não para alguém, incluindo o tempo que o usuário gasta lendo determinado post.

⚠️ IMPORTANTE: O Facebook diminui o alcance de notícias falsas e pode até excluí-las da rede para evitar a disseminação das fake news. O mesmo efeito acontece com postagens de carregamento lento e com clickbaits*.

notebook aberto em uma mesa com a rede social facebook na tela

O algoritmo sofre mudanças?

O algoritmo do Facebook sofre pequenas mudanças  com bastante frequência, já que um dos objetivos dos fundadores da rede social é cada vez mais entender o comportamento do usuário e mantê-lo dentro do aplicativo.

Porém,  a mudança de maior impacto recentemente aconteceu em maio de 2019, quando o Facebook anunciou que os posts de amigos e familiares terão mais relevância para os usuários do que fanpages (independentemente se são de empresas ou de artistas, por exemplo).

Essa mudança impactou principalmente as empresas presentes na rede social. Com os usuários vendo cada vez menos fanpages, empresas se veem cada vez mais obrigadas a pagarem para veicular anúncios na rede, pois as postagens orgânicas não são mais tão eficientes.

O algoritmo do Facebook é algo bom ou ruim?

Muito se discute sobre como o algoritmo do Facebook está deixando as pessoas mais intolerantes, como se ele fosse algo ruim. Porém, o algoritmo é somente um código, não sendo bom nem ruim. Ele apenas coleta os interesses dos usuários e mostra a eles conteúdos semelhantes.

É fato que a maioria das atualizações no algoritmo realmente favorece que os usuários consumam sempre os mesmos conteúdos das mesmas pessoas. Isso realmente faz com que, na maioria das vezes, os usuários vejam somente posts de quem tem o mesmo ponto de vista que eles.

Porém, esse mesmo fenômeno já acontece na nossa vida cotidiana. É o que chamamos de bolha social, em que tendemos a conviver somente com pessoas que pensam da mesma forma com a gente. O Facebook só deixa isso mais palpável, mais fácil de notar.

Por isso, vale sempre pensar no lado positivo do algoritmo também, já que ele também é o responsável por nos fazer reencontrarmos antigos amigos e manter contato com pessoas distantes fisicamente.

O importante é que você, como usuário, tenha consciência de que pode cair em uma bolha no Facebook e fazer o possível para evitar isso. Leia algumas dicas de como fazer isso a seguir.

Como contornar o algoritmo do Facebook?

Levando em consideração que o código do Facebook é projetado para manter os usuários no aplicativo o máximo de tempo possível, uma forma de contornar o algoritmo é fazendo exatamente o contrário do que você costuma fazer.

Ou seja, interaja com pessoas que você não costuma interagir e que têm um pensamento diferente de você. Como fazer isso?

Se você quer variar mais seu feed de notícias no Facebook, faça o seguinte:

  • Se você não quiser ver um gênero ou tipo de postagem com tanta frequência, clique no ícone à direita da postagem e selecione “Ocultar publicação – Veja menos publicações como essa“. Por exemplo, se você não quiser ver muitos vídeos de crianças
  • Curta páginas que não necessariamente tenham a ver com seu real interesse. Por exemplo, se você gosta muito de uma banda X, curta também a página da banda Y;
  • Curta, comente e compartilhe (ainda que somente de forma privada para um amigo) postagens de pessoas que tem um pensamento ou posicionamento diferente do seu;
  • Pesquise na barra do Facebook e abra o perfil das pessoas que você não interage tanto;
  • Pesquise e entre em grupos de pessoas com pontos de vista diferentes dos seus;
  • Confirme sua presença em eventos diversos, não somente os do seu gosto;
  • Clique no botão “Ver primeiro” das fanpages que você não têm visto tanto conteúdo e gostaria de receber mais postagens.

Apesar de não serem estratégias 100% garantidas nem uma regra, essas ações irão te ajudar a variar mais as postagens que aparecem no seu feed de notícias. Assim você vai conseguir evitar de ver sempre as mesmas coisas e até evitar que você pare de ver postagens de pessoas importantes para você, como familiares e amigos.

*Clickbait: É um termo usado para se referir a títulos muito atrativos que não correspondem à expectativa do usuário, ou seja, podem acabar enganando o leitor.

Ainda ficou com alguma dúvida a respeito do algoritmo do Facebook? Deixe seu comentário!

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