Avançar para o conteúdo

Trabalhando na Quarentena: 8 Apps e Ferramentas para aumentar sua produtividade no home office!

Trabalhar com home office (em casa) nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem nunca trabalhou dessa forma antes. A distração do celular, a família ou mesmo aquela preguicinha podem acabar com nosso dia se não tivermos disciplina. Mas tudo tem um jeito e existem alguns segredinhos para driblar esses problemas!

Para deixar essa forma de trabalho agradável, separamos 8 apps e ferramentas para aumentar sua produtividade no home office e aproveitar todos os benefícios dessa forma de trabalho do futuro!

1. Apps de Pomodoro

O primeiro app para aumentar a produtividade no home office é o Pomodoro Timer, disponível para Android e iOs gratuitamente. Suas funções são baseadas em uma técnica de estudo criada por Franscesco Cirillo em 1980.

Esse método consiste em dividir seu programa de estudo por pomodoros, que são períodos de 25 minutos.

  • A cada 1 pomodoro (ou seja, 25 minutos) estudados, você descansa por 5 minutos. Depois de 4 pomodoros, você pode descansar por 30 minutos.

É assim que o aplicativo funciona também. Você programa a contagem dos pomodoros e trabalha até o alarme tocar para o momento de descanso.

Mas se você achar que 25 minutos é um tempo muito curto para suas atividades no trabalho, o app permite aumentar esse período. Seu trabalho será produtivo da mesma forma.

Porém, é importante que os seus pomodoros não durem mais que 45 minutos, pois isso vai deixar seu cérebro exausto para o próximo pomodoro.

2. Toggl Button

Se você sente que está trabalhando mais do que deveria ou está atrasando muito nas suas tarefas, o Toggl Button pode te ajudar a se programar melhor. Isso porque o Toggl Button é uma extensão para o navegador Chrome que calcula por quantas horas você está trabalhando.

Você pode dividir seus horários por tarefa ou só calcular se já fez suas 6h ou 8h diárias. Com essa extensão, você consegue medir quanto tempo exato gasta em cada atividade e assim, vai conseguir se programar melhor no trabalho.

3. Notion

Como eu já faço home office há cerca de 1 ano, posso garantir que uma parte essencial para ser produtivo nesse modelo de trabalho é ter processos definidos, deixar as coisas documentadas para toda a equipe.

Por isso, o software Notion é indicado para salvar informações importantes, orientações e tutoriais  que possam ser compartilhados com toda a equipe. Ele funciona de forma semelhante a um drive, mas possui mais ferramentas – como criação de calendários, guias de viagem, checklists, etc.

Além disso, o app é bastante intuitivo e organizado – qualquer pessoa encontra os arquivos com muita facilidade. Assim você evita retrabalho como ter que ensinar uma tarefa ao seu colega de equipe duas vezes, ele pode acessar tudo pelo Notion. Muito bom, né? 😉

peça gráfica do ambientify app para aumentar produtividade no home office

4. Ambientify e Coffitivity

Você se sente sozinho e menos motivado para trabalhar quando faz home office? Talvez isso esteja acontecendo pela falta de estímulos sonoros na sua casa.

Ao contrário do que muita gente pensa, trabalhar em completo silêncio não ajuda a ser mais produtivo, pois gera monotonia. Afinal, depois de tantos anos acostumados com o modelo de trabalho tradicional, os sons de uma empresa passam a ser estimulantes para o nosso cérebro.

Por isso, os aplicativos Ambientify – disponível para download no Android, e Coffitivity – disponível para o iOs, simulam os sons do ambiente de trabalho como, por exemplo, alguém usando a cafeteira, pessoas conversando ao fundo, telefone tocando, uma impressora e outros detalhes.

Calma, calma! Não são todos os sons juntos e bagunçados. Você escolhe quais sons deseja misturar para criar um ruído familiar. Assim, você vai ficar mais focado nas suas tarefas, porque o seu cérebro já assimilou esses sons a um momento de foco e concentração. Faz o teste e me conta. 😉

5. AppBlock e Freedom

Se o seu problema no home office é com o vício no celular, dar aquela olhadinha no Instagram e Facebook toda hora, também temos dicas que podem te ajudar.

Os aplicativos AppBlock – disponível para Android, e Freedom – disponível para iOs, permitem que você bloqueie aplicativos ou sites no seu smartphone por um determinado período de tempo (por exemplo, entre 14h e 17h).

Enquanto a função de bloqueio está ativada, você não consegue acessar os apps restritos nem ver suas notificações – o que garante muito mais foco no trabalho.

6. Loom

Está enfrentando problemas para passar orientações e ordens ao seu time como fazia no regime presencial? Isso é normal, às vezes um documento escrito não consegue passar o tom necessário da conversa para que uma orientação seja bem explicada.

Por isso, o Loom é uma ferramenta para documentar e agilizar processos. Com ele você pode gravar vídeos da tela do seu computador com o áudio do eu microfone e até a imagem da câmera do notebook, se você quiser.

Assim, você pode deixar tutoriais gravados para toda a equipe ou dar feedbacks de documentos com mais agilidade e assertividade, sem correr riscos de sofrer uma falha como ocorre na comunicação escrita. É só falar e gravar!

O Loom está disponível como uma extensão para o Google Chrome, mas essa versão só permite gravações de até 20 minutos. Você também pode baixá-lo direto no computador, que permite gravar até mais de 1h30.

tandem chat app para auemtnar produtividade no home office

7. Tandem

O app Tandem Chat pode ser instalado para Windows ou Mac e fica rodando em segundo plano no seu computador.

  • Funciona assim: quando alguém precisa se comunicar com você, ela te chama pelo microfone do aplicativo e você responde – bem simples e rápido.

Essa ferramenta é ideal para equipes do setor comercial, que precisam se comunicar diversas vezes durante o dia ou mesmo para times que precisam trocar muitas informações rápidas.

Com o Tandem, você não precisa gastar tempo digitando uma mensagem e também não precisa ficar fazendo videochamadas para iniciar uma conversa. É só tirar o mudo do microfone quando precisar.

8. Slack

Por último, Uma das ferramentas mais usadas no trabalho remoto não poderia ficar de fora da nossa lista e é ideal para empresas que estão migrando para o home office agora.

O Slack funciona como uma central de comunicação, em que a empresa pode criar diferentes canais de conversa, para que cada time tenha seu canal exclusivo de troca de mensagens.

Ele substitui os e-mails com eficiência e também pode ser integrado com outros plugins para ficar mais completo – podendo mostrar até mesmo, em que tarefa cada membro do time está se dedicando no momento.

A desvantagem é que o software é pago, mas sua versão gratuita atende bem empresas de até 50 funcionários – desde que todos estejam cientes que a versão free não guarda histórico das conversas.

Gostou de conhecer esses apps e ferramentas para aumentar sua produtividade no home office? 👉 Se você já conhecia algum deles ou tem mais alguma sugestão para outros leitores, deixe seu comentário! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *